Conheça todas as regras para sacar dinheiro conta poupança Caixa
Ter uma conta poupança na Caixa Econômica Federal é um excelente caminho para as pessoas que pretendem juntar dinheiro.
Além de esse banco já ser muito conhecido e de a maioria dos cidadãos confiarem nele, a conta poupança em si é uma forma segura de economizar.
Muitos sentem medo de fazer investimentos mais inovadores: para esse caso, a conta poupança é a melhor saída, mesmo que renda um pouco menos.
A forma de gerenciá-la também é descomplicada: trata-se de uma conta bancária na qual a pessoa pode fazer depósitos e retiradas quando quiser.
Entretanto, o ideal é que os saques sejam o mais reduzidos o possível: quanto mais o correntista saca, menos a sua conta poupança rende.
Quantos saques se pode fazer na poupança Caixa?
Os usuários da poupança Caixa podem fazer retiradas de dinheiro quantas vezes quiserem: contudo, existe uma taxa a partir do terceiro saque e ela é automaticamente descontada. Normalmente, ela é baixa, mas não deixa de ser um prejuízo.
Outra parte negativa de fazer saques constantes na conta poupança é o fato de que isso impede que ela renda.
O principal segredo para quem deseja ver seu saldo multiplicado é evitar retiradas. Portanto, é comum que as pessoas não usem mais que os dois saques gratuitos mensais.
Como abrir conta poupança Caixa online
Muitas pessoas podem abrir conta poupança na Caixa Econômica Federal, inclusive s responsáveis podem abri-la para os seus filhos, algo que é bem comum.
É um hábito fazer a abertura da conta na agência, mas existe o aplicativo do banco no qual a poupança pode ser aberta online.
A documentação solicitada pela Caixa é apenas o CPF, o RG e o comprovante de residência. Pelo aplicativo, é solicitada a foto (em boa qualidade) desses documentos; se a abertura da conta poupança for aprovada, a pessoa será comunicada e receberá, depois de alguns dias, o seu cartão magnético.
Já tendo esse cartão, o correntista será orientado sobre como fazer o desbloqueio dele e como registrar uma senha para que possa sacar ou tirar saldos usando o terminal de autoatendimento.
É fundamental que, quando desbloquear e criar a senha, o correntista somente seja orientado pelos funcionários da Caixa e por nenhuma outra pessoa.
Conta poupança Caixa 013: há limite de depósito?
Os correntistas da Caixa podem depositar em sua poupança quantas vezes quiserem: o limite é apenas para os saques.
A ideia de se criar uma conta popança é colocar o dinheiro extra nela para que haja rendimento e, se o cliente tem quantias para “guardar”, seria um contrassenso do banco limitar esses depósitos.
É interessante destacar, entretanto, que o extrato tem limites. Existe a chamada cesta de serviços (sobre a qual o correntista pode se informar na agência) e que garante um número de extratos gratuitos; depois disso, a impressão deles tem taxa.
Para “fugir” disso, os usuários da conta poupança da Caixa podem recorrer ao Internet Banking.
Além disso, os bancos tendem a permitir “planos” diferentes, nos quais os correntistas têm várias quantidades de saques e extratos gratuitos.
O indicado é conversar com os funcionários e perguntar claramente a partir de quantas transações há cobrança.
O que fazer quando o cartão da conta poupança Caixa está vencido?
Todo cartão bancário tem a sua validade impressa e basta procurar, na sua parte da frente, por “Até”: haverá um mês e o ano.
Depois que o cartão magnético vence, ele não é mais usado na boca do caixa e nem para transações nos terminais de autoatendimento, sendo obrigatório que outro seja pedido.
O procedimento para que o novo cartão magnético seja feito é igual à emissão do primeiro e, por isso, demora alguns dias.
Para que o cliente não fique sem cartão, o melhor é que ele peça um novo no mês anterior ao vencimento.
Assim que este for entregue e desbloqueado, é preciso confirmar com os atendentes como destruir o cartão prestes a vencer.
Em quantos dias chega o novo cartão da conta poupança Caixa?
Com a conta poupança já autorizada e aberta, o banco enviará o cartão em, aproximadamente, 10 dias úteis.
Entretanto, é claro que esse prazo dependerá do expediente dos Correios, de possíveis greves e outras condições: às vezes, a demora para o cartão da poupança chegar é um pouco maior.
Depois de ele ser entregue, é preciso que o correntista confira se as informações pessoais no envelope estão certas e se os dados gravados no cartão estão correspondendo. Em seguida, deve-se ligar para o telefone indicado e fazer o desbloqueio.
No caso de o envelope ou o cartão da poupança trazerem dados errados, é preciso avisar a Caixa Econômica Federal e não fazer o desbloqueio.
Esse cuidado é necessário porque o cartão pode ter sido mandado por terceiros: se o correntista o desbloqueia, podem haver transações indevidas, o que geraria débitos no nome desse cidadão.